div>

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Seguro emitiu nota técnica de esclarecimento sobre denúncias de coloração atípica no leito do Rio Mucugê



Conforme denúncia realizada via telefone ao plantão de fiscalização, no dia 09/04/2020, as 11:11hs, os agentes Fiscal e técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fizeram diligência local, para verificação descarte de esgoto no Rio Mucuge, foi realizado coleta do material, para verificação de análise laboratorial, na verificação “in loco” tanto na foz do Rio, como em pontos Rio acima, na Trilha Ecológica e chegada da água no manguezal, podemos constatar, que devido a chuva ocorrida no dia da denuncia, ouve o rompimento da foz do Rio, bloqueada pela areia da Praia, logo a quantidade de água lavou a lama de sedimentos do próprio manguezal, causando ali a impressão de esgoto devido o odor desta lama sendo movimentada. Esse odor chega a causar aversão em algumas pessoas que o associam a podridão a matéria orgânica, decomposta pelas bactérias.

O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salino, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição apresentado odor característico, que provem da ação das bactérias atuando na matéria em decomposição, que gera gás a base de enxofre com um odor característico a de ovo podre.

Com vistoria do constatado, segue fotos em anexos, onde podemos ver a água da chuva em pontos acima do manguezal, totalmente limpa e sem odor, bem como a chegada da mesma no lago do manguezal.
SEMMA - Disque Denúncia - 73 9 9824-6948
Tecnologia do Blogger.