div>

Embarcação de luxo com tripulantes estrangeiros é barrada no Porto


O navio Scenic Eclipse está fundeado na Barra de Santos, no litoral de São Paulo, aguardando autorização para atracar no Porto da cidade e desembarcar mais de 50 tripulantes. De acordo com a nota que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ao G1 na noite desta quinta-feira (2), a solicitação de desembarque ainda está sendo analisada.

A embarcação chegou à Barra de Santos nesta quinta-feira (2), já sem passageiros, após encerrar uma temporada na Antártica. Na última viagem, ele foi proibido de atracar em diversos portos estrangeiros por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Anvisa, a embarcação solicitou autorização para atracar no Porto de Santos e desembarcar 54 tripulantes para que eles retornem aos seus países de origem. De acordo com os relatos de bordo, não há casos suspeitos de Covid-19 no navio.

Apesar disso, a Agência ainda avalia o pedido e ainda não concedeu a autorização de Livre Prática. De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no Brasil, por via marítima, está proibido. Somente os casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem podem ser autorizados.

Seguindo o mesmo modelo, no último domingo (29), a Justiça Federal concedeu liminar determinando que a Autoridade Portuária de Santos impeça o desembarque de tripulantes do navio Costa Fascinosa. Mas esse tem casos confirmados de Covid-19.

Scenic Eclipse

O Eclipse foi projetado para desbravar regiões como Ártico e Antártida, o iate seis estrelas conta com helicóptero H130 e submarino Worx da U-Boat. Ambos atendem a padrões internacionais de ruído, o que permite o acesso a parques nacionais, reservas naturais e passeios inesquecíveis pelo oceano.


Encerrando uma temporada pela Antártica, o iate estava fundeado em Montevideo, em Buenos Aires, há vários dias. Antes, não havia sido autorizado a atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina por conta da pandemia.
Por G1
Tecnologia do Blogger.