> Fotógrafo sorteia imagens em campanha para ajudar índios Pataxó da aldeia Jaqueira | OBAIANAO

 


Fotógrafo sorteia imagens em campanha para ajudar índios Pataxó da aldeia Jaqueira


Um fotógrafo baiano promove uma campanha para ajudar índios da aldeia Pataxó Reserva da Jaqueira, localizada em Porto Seguro, no sul da Bahia. A reserva fica em uma área de 827 hectares, onde vivem 34 famílias, e tem como principal fonte de subsistência as atividades de etnoturismo sustentável, afetadas pela pandemia do coronavírus. A ideia da ação promovida por Pedro Nunes é estimular a doação através do sorteio de fotografias.


Responsável pela campanha, Pedro Nunes também é advogado e desenvolveu uma relação próxima com a tribo durante visitas regulares que faz há quatro anos.
“Os índios vivem nessa reserva exclusivamente da venda de artesanato e doações. É uma aldeia que tem a terra demarcada desde 1998. É um ponto de preservação, não caçam. Resgataram muitos costumes antigos, inclusive a língua. Eles falam Patxôhã, que é o dialeto dos pataxós”.

“Eu faço visitas há quatro anos, sempre fotografo eles. É uma relação muito mais intimista, de amizade, que trabalho em si. Não existe exploração comercial. Não há nada que eu faça lá pensando em lucro. Meu trabalho é de registro. Sou advogado, tenho escritório em Salvador, Eunápolis e em Porto Seguro. De duas vezes que vou lá, passo uma na reserva, passo o dia lá. Inclusive, sou padrinho do filho do cacique Syratã lá da aldeia”, continua Pedro.


A ideia do sorteio surgiu a partir de uma outra campanha desenvolvida pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo, responsável por gerenciar a aldeia. Pedro conta que o valor mínimo para doação é de R$ 20, e todo dinheiro arrecadado vai ser revertido para o Instituto.
“Eles começaram essa campanha há algum tempo, e vi essa postagem deles. E aí resolvi fazer isso para ajudar a arrecadar ainda mais para essa campanha deles. Eles estavam fazendo essa arrecadação. Eles recebem visitantes o ano todo”, conta o fotógrafo.
Outros dez profissionais também se interessaram pela campanha e também vão doar fotografias. Ao todo, 13 imagens vão ser sorteadas no dia 4 de maio entre as pessoas que fizerem alguma doação.
Esta não é a primeira vez que Pedro promove doações para ajudar pessoas afetadas pela pandemia do coronavírus. Na primeira delas, fez arrecadação para trabalhadores da Feira de São Joaquim, em Salvador.

“Decidi sortear três das minhas fotografias. Eu fiz campanha semelhante em prol de alguns feirantes da Feira de São Joaquim, e alguns fotógrafos, amigos, doaram fotografias para engrossar o caldo. Nessa da reserva, quando anunciei que iria fazer, tivemos algumas doações. Eu vou doar três e são mais dez fotógrafos”.
O primeiro sorteado vai poder escolher entre dez fotografias feitas na aldeia, duas imagens 60cm X 40cm e segundo vai ganhar uma de 60x90 autorais de Pedro Nunes. Os outros dez sorteados vão ganhar fotos feitas pelos profissionais parceiros. As imagens serão impressas em papel Canson 100% algodão e não emolduradas.
Para participar, o interessado deve acessar o perfil de Pedro Nunes no instagram: @pedronunesfotografia. O envio da fotografia para os vencedores do sorteio será feito após a quarentena. Para quem é de fora de Salvador os custos do envio serão arcados pelo sorteado.

Por G1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534