div>

Santa Cruz Cabrália investiga se italiano morreu de coronavírus

É falsa a notícia de que uma pessoa morreu em decorrência da Covid-19 em Eunápolis, informou a Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (28). A confusão, segundo a pasta, ocorreu porque o corpo de um italiano que morava em Santa Cruz Cabrália precisou ser necropsiado no Instituto Médico Legal da cidade no último domingo (26), pois não havia médico legista de plantão no IML de Porto Seguro naquele dia.


Como o laudo apontou que a causa da morte foi indeterminada, o estrangeiro precisou ser enterrado às pressas no vizinho município. “Isso deve ter gerado toda esta confusão, mas aqui na cidade não há pessoas internadas, no hospital público, ou em hospitais particulares, com coronavírus”, informou a superintendente comunicação da prefeitura, Mariana Carvalho, acrescentando que Eunápolis contabiliza 20 casos confirmados da doença.

O homem autopsiado no IML de Eunápolis foi o italiano Gilberto Moetta, 72 anos, encontrado morto no banheiro de sua casa, em Santa Cruz Cabrália, no fim da manhã do último domingo (26). Não havia sinais de arrombamento no imóvel. Ele também não apresentava qualquer ferimento.

A Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz Cabrália informou que, obedecendo a critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou a coleta de material para realização de exame de Covid-19. O resultado deve sair até o próximo sábado. Ainda seguindo os critérios da OMS, o corpo do italiano foi enterrado no mesmo dia, por volta das 22h, no Cemitério municipal de Cabrália.

O italiano morava sozinho. Os familiares não puderam acompanhar o enterro. "Infelizmente, não pudemos esperá-los, pois não tínhamos diagnóstico da causa da morte e eles só chegariam nesta terça-feira (28)", disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz Cabrália, Paula Aragão. O estrangeiro não estava sendo monitorado ou em quarentena e não tinha relatado nenhum sintoma de coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Cabrália informou que, até o momento, foram registrados oito casos de coronavírus no município. O último diagnóstico, de uma mulher de 35 anos, foi na segunda-feira (27).
Tecnologia do Blogger.