div>

Deslizamento de rocha volta a acontecer provocando medo e mais prejuízos no Córrego do Ouro em Guaratinga


Na região rural do município de Guaratinga, conhecida por Córrego do Ouro e na mesma localidade onde anteriormente havia acontecido dois deslizamentos de pedras, tudo voltou a acontecer novamente. Por volta das 20:00h da noite do último domingo (21), um gigantesco pedaço de rocha que se desprendeu de uma altura de cerca de 100 metros voltou a provocar medo e causar prejuízos, com proporções ainda maiores que os anteriores.

“Como aconteceu a noite, não tínhamos noção do que tinha acontecido. Só agora pela manhã é que percebemos que perdemos praticamente tudo, que estava em volta. Estão completamente destruídas as roças de banana, cacau e pastagem, além do rio que ficou soterrado. Dessa vez os prejuízos foram bem maiores do que das outras anteriores”. Informou Aldo Assis, morador na região.

Ainda de acordo com Aldo, a avalanche de pedras atingiu cerca de meio alqueiro de terra que destruiu parte de pelo menos três propriedades rurais que ficou completamente coberta pelos destroços. Ele ainda informou que por ser noite os animais não pastavam e se encontravam em outra localidade próximo as residências, o que acabou diminuindo os prejuízos.

Em meados do ano passado, a pedido da prefeitura municipal, uma equipe de geólogos da Cia de Pesquisas e Recursos Minerais do Ministério de Minas e Energia, esteve no local, onde fizeram um estudo geológico preliminar e orientaram a população a não ficar dentro de imóveis que tenham rachaduras e se mantenham sempre a uma distância segura das áreas montanhosas. Ainda de acordo com os pesquisadores, os desplacamentos da rocha se devem ao fato da mesma conter várias fraturas e que os deslizamentos acabam sendo comuns com o passar do tempo.

A Defesa Civil de Guaratinga já foi informada sobre a situação e já está se preparando para visitar a localidade, mais uma vez para uma nova avaliação.



Por: Estevão Silva – guarananet.com / imagens Aldo Assis
Tecnologia do Blogger.