div>

Defesa Civil de Porto Seguro recebe manutenção em pluviômetros


As quatro estações pluviômetros instaladas em Porto Seguro, em escolas municipais, sendo uma no centro, uma no Bairro Paraguai para atender todo Complexo Frei Calixto, uma em Arraial d'Ajuda e uma em Trancoso, passaram por manutenção nesta semana.

A Defesa Civil de Porto Seguro recebeu técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), entre os dias 13 e 14 de junho, para realizar serviços nos equipamentos que irão monitorar as chuvas na região, com o objetivo de contribuir para o Plano de Contingência do município.

O equipamento mede o volume de chuva e fornece informações em tempo real via satélite. Esses dados são utilizados por profissionais da Defesa Civil dos municípios, gestores públicos e população em geral. “Se bem interpretados, podem ajudar a evitar tragédias”, explica o superintendente da Defesa Civil de Porto Seguro, Paulo Souto, que explica que o projeto "Pluviômetros Automáticos" visa ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos sócios econômicos e ambientais.

No caso dos municípios litorâneos, os dados de precipitação são fundamentais para tomada de decisões, pois essas regiões sofrem ainda o efeito da tábua da maré.

A partir de agora, a Superintendência da Defesa Civil de Porto Seguro também já consegue fazer uma média com o volume registrado na região. Os alertas emitidos pelo Cemaden e pela Defesa Civil do Estado são muito importantes para tomadas de decisões e ações preventivas, portanto, a manutenção das estações é fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Superintendência da Defesa Civil

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.