> Higiene bucal deve ter atenção redobrada nas festas de final de ano na pandemia | OBAIANAO

 


Higiene bucal deve ter atenção redobrada nas festas de final de ano na pandemia





Dentista recomenda cautela na ingestão de comidas natalinas e indica aumento na frequência de escovação e uso de fio dental para a manutenção da saúde bucal durantes as confraternizações.

A Ceia de Natal é tradição para as famílias, no entanto, durante as festas de final de ano é necessário evitarmos o consumo de alimentos ricos em corantes e álcool, que podem trazer prejuízos a nossa saúde bucal. Algumas comidas dessa época como panetone, chocotone e rabanada, e diversas outras guloseimas natalinas podem contribuir na formação de cáries, placas bacterianas, tártaro e até mesmo mau hálito. Nesse período de celebrações, os cuidados com os dentes devem ser também intensificados, pelo fato de que a boca acolhe diversos microrganismos, principalmente na saliva, o que faz com que seja porta de entrada para o coronavírus.

A dentista Cleice Ribeiro da Soul Odontologia Integrada recomenda que as confraternizações de final de ano sejam mais intimistas para controle da propagação da Covid-19. “É necessário a manutenção de bons hábitos de saúde bucal, pois esta, tem impacto positivo no nosso bem-estar. Recomendo o não compartilhamento de itens pessoais, e a troca da escova caso tenha tido o coronavírus e qualquer outra doença viral ou bacteriana”, aconselha Dra. Cleice.

Segundo a odontologista, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos pode interferir muito na formação de cáries. “Esses tipos de alimentos favorecem que as bactérias, comumente encontradas no ambiente bucal, aumentem a produção de ácidos, que levam a desmineralização dentária. Os doces de Natal são de dar água na boca, mas os carboidratos em contato com a saliva podem provocar a formação de placa bacteriana em excesso e com isso a cárie. É possível consumir um pouco de tudo e apreciar as delícias da festa natalina e réveillon, sem se esquecer de fazer uma boa higiene bucal após essas refeições”, informa a dentista.

Para os amantes do vinho é preciso consumir com moderação, já que a bebida pode danificar o esmalte dentário devido aos altos níveis de acidez. “Os vinhos tintos podem também pigmentar os dentes. Se fizer uso, entre uma taça e outra, sempre beba água”, recomenda a cirurgiã-dentista. Em relação as comidas, a odontologista orienta evitar alimentos mais duros com as nozes e os pegajosos, a exemplo dos caramelos e das frutas secas, pela liberação de ácidos e pela textura que muitas vezes ficam retidas nos dentes. “Tente não abusar de alimentos cariogênicos, mantenha a escovação dos dentes frequente, sem esquecer do uso do fio dental e sempre beba muita água”, aconselha.

Para evitar esses tipos de problemas bucais nas festas de final de ano é recomendável a ida ao dentista antes dessa época para saber se a saúde bucal está em dias e realizar uma manutenção. É o que tem feito Raquel Monthina, que realizou a manutenção preventiva dos seus dentes com limpeza dentária e investiu num clareamento dentário para celebrar o Natal e a chegada do novo ano. “Acho importante fechar o ano com uma boa higienização bucal. Como já tinha um tempinho sem visitar a dentista, resolvi realizar os tratamentos antes dos festejos e dar continuidade no início do ano. Na ceia pretendo não exagerar e seguir a recomendação da minha dentista”, conta Raquel.

Confira algumas dicas de como cuidar da saúde bucal no período de festas de final de ano, em especial na pandemia:


Sempre após as refeições, principalmente depois da Ceia Natalina, realizar a higiene bucal;

Use fios dentais sempre que escovar os dentes;

Antes de escovar os dentes e usar o fio dental, lave as mãos com água e sabão;

Higiene a língua com raspador de língua específico ou mesmo escova de dente;

Não compartilhe escova de dentes;

O uso de máscaras não restringe a necessidade das escovações.

Por Fabiana Oliva



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534