div>

Fake! É falso que quem já teve Covid-19 não precisa tomar as duas doses da vacina



Em vídeo que está sendo disseminado nas redes sociais, a médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, orienta equivocadamente a população em relação à vacinação.

Em entrevista ao jornalista Fernando Beteti, a médica afirma que “quem já teve Covid só deve tomar uma dose da vacina”. Ela ainda acrescenta, também de forma falsa, que “a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado, e acredito que seja uma orientação federal, que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Só toma uma dose da vacina, não toma duas”. Todas essas informações são completamente mentirosas.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para o coronavírus devem se vacinar com as duas doses do imunizante: a primeira dose deve ser aplicada após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2.

A Sesab destaca que esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual. Ou seja, a secretária de Saúde de Porto Seguro divulgou informações mentirosas sem nenhum respaldo técnico, o que pode colocar em risco a vida das pessoas.

Vale destacar que a imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses.

Reprodução namidianews Fonte: Governo do Estado

Tecnologia do Blogger.