div>

Prefeitura de Guaratinga decreta situação de emergência por causa de estragos causados por chuva


A prefeitura de Guaratinga, no sul da Bahia, decretou situação de emergência na cidade por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram em 31 de março e 1º de abril. O decreto foi publicado na edição de quarta-feira (7), no Diário Oficial do Município.

De acordo com a prefeitura, o decreto de situação de emergência visa dar agilidade para as ações do no enfrentamento do problema, "considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos".



O decreto estabelece uma série de medidas, como autorização para mobilização de todos os órgãos municipais, dispensa de licitação para aquisição de bens ou prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres. A medida autoriza ainda agentes municipais a entrarem nas casas para prestarem socorro ou para determinar a pronta evacuação, e convocar voluntários para ajudar nas ações de assistência aos moradores afetados.Ainda segundo a administração municipal, logo após o temporal foi montada uma equipe de força tarefa formada pela Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Social e Infraestrutura, que visitaram as áreas atingidas, fizeram levantamento de danos e realizaram o cadastro das famílias afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, várias residências apresentam risco iminente de cair, e outras casas ficaram totalmente destruídas com o temporal. As famílias dessas casas precisaram ser acolhidas por parentes em outras localidades. Além disso, várias famílias tiveram algum tipo de prejuízo material em suas residências.

Além disso, várias estradas foram bloqueadas por árvores que ficaram atravessadas nas pistas. Com a ajuda de moradores, as vias de acessos estão sendo desobstruídas. Houve também pontes que estavam em situações ruins e que foram danificadas pelas chuvas.

Por G1
Tecnologia do Blogger.