div>

Quatro golfinhos são encontrados encalhados na orla de Porto Seguro


Quatro golfinhos foram encontrados encalhados na praia de Ponta Grande, na orla norte de Porto Seguro, sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26). Os animais foram vistos por banhistas, que os retiraram dos bancos de areia e levaram para uma área mais profunda do mar.

Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente da cidade, um dos bichos apresenta ferimentos na região da barriga. É uma fêmea, com três metros de comprimento, com um corte de oito centímetros, e bastante debilitada. Os demais, aparentemente, estão bem.

Os animais são da espécie orcas pigmeias, de acordo com a secretaria. Uma equipe do Instituto Baleia Jubarte foi acionada para atender e verificar o estado de saúde dos animais. Após análise e atendimentos, os animais foram devolvidos para o mar.

O coordenador de fiscalização ambiental do órgão, Macxuel Campeche, explicou que é comum o encalhe de animais marinhos na região. Geralmente, espécies de baleias que são vistas nas areias da orla sul da Bahia são filhotes que se perdem dos pais enquanto nadam.

Porém, no caso dos golfinhos, a razão, na grande maioria das situações, é provocada por ação humana. "Golfinhos encontrados encalhados, em sua maioria, são vítimas de pesca predatória. Eles acabam caindo na rede e se machucando", diz Macxuel.

Por G1
Tecnologia do Blogger.