Anuncio topo site

ultimas

6/recent/ticker-posts

;



ENCCEJA 2022: Sai edital; veja datas para inscrição



Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira de 16 de maio o edital do ENCCEJA 2022. Os interessados em conseguir o diploma de formação no ensino fundamental ou médio poderão se inscrever no Exame Nacional a partir do dia 24 de maio.

O prazo vai de 24/05 a 04/06 e as provas serão aplicadas no dia 28 de agosto deste ano em todos os estados e várias cidades pelo país.

Veja o edital ENCCEJA 2022


O que é o ENCCEJA

O exame se dá por meio de uma prova aplicada para jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na
idade adequada. Assim, podem conseguir o diploma por meio da aprovação na avaliação que ocorre uma vez por ano no país. O INEP coordena a seleção.

Para tentar o diploma, o requisito básico é não ter mais a idade estudantil. Para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), é preciso fazer parte de uma das categorias:Para tentar o certificado do ensino fundamental: ter acima de 15 anos;
Para certificação de conclusão do ensino médio: ter acima de 18 anos.

O INEP informou ainda que a emancipação legal não altera a idade mínima para a inscrição no Exame.
Inscrição Encceja 2022

A inscrição no Encceja Nacional 2022 deverá ser feita do dia 24 de maio às 23h59 do dia 04 de junho de 2022 (horário de Brasília-DF), no site - enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Como fazer a inscrição no Encceja 2022 - Após acessar a página do Exame, na área de inscrição, informe seu CPF e sua data de nascimento. Em seguida, preencha o formulário com todos os dados solicitados. Informe o tipo de diploma que você deseja, ou seja, se você quer se formar no ensino fundamental ou médio. Informe um telefone e e-mail para contato e crie a sua senha de acesso (pode ser o login Gov.Br) e você já estará inscrito no Encceja.

Quando da inscrição, o candidato deve indicar a secretaria estadual de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia, para o qual deseja solicitar o certificado de conclusão, caso seja aprovado.

Quem já foi aprovado em algumas disciplinas em exames anteriores, pode fazer a opção de inscrição apenas para as áreas que faltam. No ato da inscrição, deve-se indicar as áreas de conhecimento em que deseja realizar o Exame.

Para ajudar, o governo divulgou ainda em seu site oficial, um guia de como fazer a inscrição e recuperar a senha para acessar o sistema do ENCCEJA.

Provas do Encceja serão em agosto

Os inscritos passarão por 4 provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas, além de uma redação. As provas são divididas entre várias áreas de conhecimento, sendo elas:

Encceja para Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação;
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Encceja para Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação;
  • Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

As provas ocorrem das 9h às 13h no período da manhã e das 15h30 às 20h30 no período da tarde. Os portões fecham 15 minutos antes do início. Veja como serão as provas:


Provas do ENCCEJA 2022 - INEP
Provas do ENCCEJA 2022 - INEP

As provas estão marcadas para o dia 28 de agosto de 2022, dividida em dois períodos do dia, o primeiro na parte da manhã, das 09 horas às 13 horas, e a segunda parte da tarde, das 15 horas e 30 minutos às 20 horas e 30 minutos.

Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep, no endereço https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.


Por:acheconcursos