div>

Conheça os pré-candidatos ao Senado pela Bahia



O primeiro turno da eleição para o governo da Bahia acontece no dia 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças seguem intensas. Os nomes dos pré-candidatos ao governo estão praticamente definidos: ACM Neto (UB), Giovani Damico (PCB), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL), e Kleber Rosa (Psol). Além disso, duas das cinco chapas já tem definidos os nomes dos candidatos a vice, e quatro já anunciaram os nomes que devem disputar o senado.

A votação deste ano elegerá apenas um senador. Os partidos terão até o dia 5 de agosto para definir seus representantes nas convenções. A Bahia ainda conta com outros dois senadores, eleitos em 2018, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). Um senador da República tem mandato de oito anos.

Senador eleito em 2014, Otto Alencar (PSD) tenta a reeleição. Ele integra a chapa que tem o ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) como pré-candidato ao governo do estado. O pré-candidato a vice é o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB).


Quem também concorre a uma cadeira no Senado é o deputado federal Cacá Leão (PP). Ele entrou na disputa no lugar do seu pai e atual vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que desistiu da candidatura alegando "dificuldade de acompanhar o ritmo" do companheiro de chapa e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB). O nome do pré-candidato a vice ainda não foi definido.

A ex-secretária de Saúde da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, Raíssa Soares (PL), é pré-candidata ao senado na chapa do ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma. O nome do candidato a vice ainda não foi definido.

Já o PSOL conta com uma candidatura coletiva para o Senado. O nome principal é o da pré-candidata Tâmara Azevedo (PSOL), mas o Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL) integram o chapa como 'co-senadores'. Além deles, Kleber Rosa (PSOL) é pré-candidato do partido ao governo da Bahia e Ronaldo Mansur (PSOL) a vice.

A chapa do professor Giovani Damico (PCB), pré-candidato ao governo do estado ainda não definiu os nomes para vice e senado.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Conheça os pré-candidatos ao Senado na Bahia (por ordem alfabética)

Cacá Leão (PP) será candidato ao Senado federal — Foto: Redes sociais

Cacá Leão (PP) será candidato ao Senado federal — Foto: Redes sociais

Quem: Cacá Leão
Partido: PP
Profissão: deputado federal/empresário

O senador Otto Alencar (PSD) tenta a reeleição  — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD) tenta a reeleição — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

QuemOtto Alencar
Partido: PSD
Profissão: senador/médico

Tâmara Azevedo — Foto: Divulgação

Tâmara Azevedo — Foto: Divulgação

Quem: Tâmara Azevedo (PSOL) - Chapa coletiva com Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL)
Partido: PSOL
Profissão: Especialista em políticas públicas/agente de Turismo

Raíssa Soares (PL) pré-candidata ao senado pela Bahia — Foto: Divulgação/Planalto

Raíssa Soares (PL) pré-candidata ao senado pela Bahia — Foto: Divulgação/Planalto

Quem: Raíssa Soares
Partido: PL
Profissão: médica/ex-secretária de Saúde de Porto Seguro

Tecnologia do Blogger.