div>

A importância do acompanhamento médico na terceira idade




Você sabe qual é a importância do acompanhamento médico na terceira idade? Essa é uma dúvida que vem se tornando cada vez mais pertinente.

E dizemos isso devido ao fato de que, de acordo com algumas estimativas, no ano de 2030, o Brasil terá uma população composta por mais idosos do que crianças.

Diante desse possível cenário, entender a importância do acompanhamento médico na terceira idade e outros assuntos relacionados acaba se tornando muito relevante.

Mesmo porque, esse parâmetro nos faz entender desde já que o nosso país vai precisar investir ainda mais nos setores de assistência à saúde, de modo a cuidar das pessoas que estão em idade avançada.

No entanto, compreender assuntos como a importância do acompanhamento médico na terceira idade também se torna mais importante.

Dizemos isso porque, à medida que o tempo passa, o nosso corpo acaba se tornando ainda mais suscetível a uma série de disfunções, condições e doenças crônicas.

A grande questão disso tudo é que, a depender da situação, é capaz de prejudicar a qualidade de vida da pessoa idosa.

Contudo, ainda assim é perfeitamente possível prezar pelo bem-estar nessa época da vida. Para tal, é preciso compreender sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade.

Por isso, no artigo de hoje, iremos abordar com mais detalhe a respeito desse assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é saúde do idoso?

Ao falar sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade, acaba sendo interessante explicarmos sobre o que exatamente é a saúde do idoso.

De forma geral, podemos afirmar que a saúde dos idosos é uma preocupação importante, haja vista que essa população tende a ter condições físicas e mentais mais frágeis.

Inclusive, tendo noção desse parâmetro, alguns idosos costumam fazer uso da arginina, uma vez que uma de suas funções é justamente ajudar na manutenção da imunidade.

Outra coisa que você precisa entender a esse respeito é que, de acordo com a legislação brasileira, idoso é qualquer pessoa que esteja acima dos 60 anos.

O objetivo principal é garantir bem-estar e qualidade de vida para essas pessoas, uma vez que apenas a longevidade não é suficiente. Torna-se preciso aproveitar os anos de vida em boas condições.

As pessoas idosas são mais propensas a doenças genéticas, crônicas, sequelas de condições vividas na juventude ou desgaste natural do organismo.

Sendo assim, acaba sendo fundamental atuar de forma preventiva na saúde do idoso, de modo a realizar consultas e exames de rotina para detectar problemas de saúde o mais cedo possível.

Mas, se porventura já existir alguma patologia diagnosticada, é essencial seguir rigorosamente os cuidados e tratamentos recomendados para garantir uma melhor qualidade de vida.
O que significa manter um idoso saudável?

Outro ponto a se mencionar quando falamos sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade, é a respeito do que quer dizer manter a pessoa mais velha saudável.

Esse é um aspecto que vale a pena reflexão, haja vista que na terceira idade a palavra "saúde" pode obter uma aplicação um pouco diferente.

Enquanto em jovens e pessoas adultas saúde quer dizer não estar doente, na fase idosa já não é bem assim que acontece.

Dizemos isso porque a saúde de uma pessoa idosa é afetada pelo estilo de vida, cuidados preventivos, tratamentos e acompanhamento médico.

Então, ainda que a pessoa idosa tenha um cisto de Baker no joelho, por exemplo, ainda assim ela pode se manter saudável.

Ou seja, isso quer dizer que o objetivo é garantir que eles possam aproveitar sua idade avançada em boas condições físicas e mentais, ainda que tenham uma condição de saúde.

Nesse contexto, acaba que a prevenção é fundamental. Assim, é vital realizar consultas e exames de rotina.

Afinal de contas, eles podem ajudar a detectar e tratar problemas de saúde de forma precoce. Assim, acaba por garantir uma melhor qualidade de vida.
Qual é o profissional responsável por cuidar da pessoa idosa?

Outro ponto que devemos falar sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade diz respeito ao profissional que deve acompanhar a pessoa idosa.

O geriatra é o especialista responsável pelo cuidado com idosos. Ele deve estar preparado para avaliar a saúde física dos pacientes, prescrevendo exames e indicando as condutas necessárias.

Além disso, ele é capaz de entender e observar os outros aspectos da vida cotidiana que afetam a saúde do paciente idoso, também.

É importante lembrar também que a terceira idade pode ser um período de pouca atividade, proporcionando a solidão.

Por isso, é importante que os idosos participem de momentos de socialização, com visitas e encontros com amigos e familiares.

Além do mais, eles devem procurar manter uma rotina com atividades e práticas para desempenhar, de modo a prezar pelo sem bem-estar mental, também.
Por que ter assistência médica na terceira idade é tão importante?

Certo, mas qual exatamente a importância do acompanhamento médico na terceira idade? Porque esse é um tópico relevante?

Bem ao falarmos sobre o futuro, com certeza as pessoas se imaginam tendo uma boa qualidade de vida, certo?

Dentro desse contexto, fica fácil compreender a importância do acompanhamento médico na terceira idade.

É somente tendo esse cuidado que se torna possível garantir uma rotina muito mais ativa, com maior qualidade e com menos problemas de saúde.

Durante esse período, tanto o nosso corpo quanto a nossa mente passa por algumas transformações, as quais são perfeitamente comuns da idade.

Nesse sentido, manter o acompanhamento médico acaba sendo um recurso para prevenir ou diagnosticar doenças de forma precoce.
Como manter um acompanhamento médico na terceira idade?

Já sabendo sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade, pode ser que queira saber de qual forma fazer isso.

Quanto a esse respeito, podemos dizer que a melhor forma de fazer isso com certeza é optando por um plano de saúde.

Porém, ele deve ser completo, de modo a permitir com que o idosos possa prevenir ou ter um diagnóstico precoce de algumas doenças.

Além disso, o plano de saúde permite controlar patologias e manter a saúde em dia. Sendo assim, é essencial para um envelhecimento saudável.

É importante avaliar essa possibilidade no planejamento futuro, até mesmo para que o próprio idoso possa se sentir mais tranquilo.

Mesmo porque, tendo acompanhamento médico, ele pode tirar todas as suas dúvidas, bem como entender se uma possível cirurgia no fígado é perigoso ou mesmo algumas técnicas para aliviar dores que ele possa estar sentindo, por exemplo.

Além disso, através de um plano de saúde para a pessoa idosa, você ainda irá oferecer os seguintes benefícios:

Cuidar da saúde mental;


Praticar a medicina preventiva;


Oferecer cuidados com maior frequência;


Participar de oficinas e projetos de socialização, a depender do caso;


Manter a frequência com uma assistência médica de qualidade.
Quais são as doenças mais comuns na terceira idade?

Para que você possa entender ainda melhor sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade, é interessante falarmos sobre as doenças mais comuns nessa faixa etária.

No geral, os idosos podem passar por períodos em que sofrem da famosa "coluna travada". Porém, há outras condições que também são igualmente comuns.

A grande questão nisso tudo é que, tendo o devido acompanhamento médico, torna-se possível obter um tratamento precoce, diminuindo os riscos da doença.

Agora, no que se refere às principais doenças na terceira idade, podemos mencionar as seguintes:
1. Demência

Por "demência", estamos querendo nos referir à perda da função cognitiva do cérebro, algo que pode ocorrer devido a um AVC, acidente grave ou mesmo pela degeneração natural das células nervosas.
2. Mal de Alzheimer

Em suma, o mal de Alzheimer nada mais é que uma doença neurodegenerativa comum, a qual se caracteriza pela perda progressiva da memória recente, além de outros sintomas.

De uma certa forma, é um tipo de demência que se manifesta de forma gradual. Por consequência, acaba causando os seguintes principais sintomas:

Mudanças de humor e personalidade;


Esquecimento;


Dificuldades de movimentação e locomoção etc.

O diagnóstico é feito por um neurologista, mas a confirmação só é possível por meio de uma necrópsia do cérebro.

Embora as causas ainda não sejam totalmente compreendidas, fatores de risco como doenças cardíacas podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento.

O tratamento com medicamentos pode aliviar temporariamente os sintomas, mas não há cura para a doença.

A importância do acompanhamento médico na terceira idade se dá também por conta disso. Porque, quando se tem o diagnóstico precoce, o idosos consegue ter melhor qualidade de vida, mesmo com esse problema.
3. Mal de Parkinson

No que se refere à doença de Parkinson, ela nada mais é que uma condição neurodegenerativa, a qual é capaz de afetar a capacidade motora do indivíduo.

Por consequência, acaba causando um dos sintomas mais conhecidos: tremores incontroláveis.

No entanto, o indivíduo ainda pode ter dificuldade para fazer alguns movimentos simples, tais como caminhar e ficar de pé sem apoio, por exemplo.

E, com o avanço da doença, os sintomas costumam ficar mais severos, tais como a dificuldade em ações involuntárias, como engolir e piscar, além de mudanças na expressividade facial.

Essa é uma outra doença em que não se entende muito bem a sua causa, porém, acredita-se que possa haver uma certa relação genética.

Também é um problema que não tem cura, o que nos faz obrigado a falar sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade.

Afinal de contas, existem tratamentos que são capazes de oferecer melhor qualidade de vida e bem-estar à pessoa idosa.
4. Perda visual e auditiva

Com o passar dos anos, o nosso corpo vai sofrendo desgastes que são naturais. Um deles é justamente ao que se refere à visão e audição.

Novamente, surge a necessidade de falarmos sobre a importância do acompanhamento médico na terceira idade.

Mesmo porque, no caso da perda auditiva, é possível tratar por meio de aparelhos auditivos.

Já a catarata, mais comum em idosos, permite uma solução através da cirurgia de substituição da lente.

Tecnologia do Blogger.