O distrito de Barrolândia, no município de Belmonte, viveu mais uma noite de terror na madrugada da última quarta-feira (20/08). Cenas de medo e intimidação foram registradas em vídeo, onde sete homens fortemente armados apareceram patrulhando as ruas do distrito, em mais uma demonstração de poderio criminoso. Esta é a segunda filmagem feita pelos criminosos, que na semana anterior já haviam postado vídeos em redes sociais exibindo armas pesadas e atirando para o alto, em uma clara afronta às forças de segurança.
A escalada da violência, que inclui os dois últimos homicídios e uma tentativa de homicídio, onde a vítima foi encontrada com ferimentos de bala, tem causado pânico entre os moradores. A população tem evitado sair às ruas de Barrolândia à noite, e o clima de medo chegou a afetar a agenda local: a tradicional programação festiva da padroeira do distrito, Nossa Senhora da Cabeça, que seria realizada neste mês, foi suspensa pela Prefeitura Municipal de Belmonte por temer a violência que assola a localidade.
Resposta das Forças de Segurança
Em resposta à onda de crimes, a Polícia Militar intensificou a segurança na região. Nesta quinta-feira (21/08), parte do efetivo da Operação Força Total foi deslocada para Belmonte. As guarnições, compostas por policiais militares do 8º BPM, da CIPE – Mata Atlântica (antiga CAEMA) e da CIPPA/PS, estão patrulhando as ruas de Barrolândia, áreas rurais e a sede do município em busca dos criminosos.
A presença reforçada da polícia é uma tentativa de devolver a paz e a segurança aos moradores de Barrolândia, que esperam que a ação das forças de segurança seja suficiente para conter o avanço do crime organizado e restaurar a tranquilidade no distrito.
Por Belmontenews