Médico explica por que idoso foi reanimado após ter tido óbito confirmado



O médico Cristiano Conrado, auditor do Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia, explicou o motivo do idoso de 72 anos ter sido reanimado após ter o óbito confirmado na unidade de saúde. O caso inusitado aconteceu na noite de quarta-feira (13) e o idoso ficou mais de 1h sem sinais vitais.

Damião José dos Santos estava internado no hospital para tratar um pneumonia. O quadro dele se agravou e foi preciso utilizar aparelhos para respiração. Na quarta-feira, quando "morreu", ele usava 100% de ventilação mecânica.

De acordo com o Hospital de Base de Itabuna, o paciente teve uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e foram iniciadas medidas de reanimação, mas ele não respondeu. Damião manteve ausência de atividade elétrica cardíaca, de pulso e de reflexos, o que são considerados sinais compatíveis com diagnóstico de óbito

Ainda de acordo com o hospital, as assistências médicas foram mantidas durante 15 minutos, mas o paciente não respondeu e o óbito foi confirmado.

A família de Damião foi avisada sobre o óbito e acionou a funerária para buscar o corpo dele. Quando a equipe estava a caminho, cerca de 1h após a confirmação da morte, os médicos perceberam discretos movimentos respiratórios.

"É incomum esse retorno no período que foi constatado neste caso, quase uma hora após a morte", afirmou o médico Cristiano Conrado.

Conforme informado pelo hospital, há bastante relatos de casos como este na literatura médica e não foram contestadas falhas da equipe da unidade de saúde.

Apesar das explicações médicas, a família de Damião acredita que o que aconteceu foi um milagre. Segundo o advogado Daniel Oliveira, sobrinho de Damião, um grupo chegou a fazer um momento de oração no hospital, pouco antes dele acordar.

Por g1
Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال