Na noite desta segunda-feira (27), um clarão cortando o céu de Porto Seguro deixou muita gente de queixo caído. Vários moradores gravaram vídeos e publicaram nas redes sociais achando que se tratava de um asteroide passando pela cidade.
Mas, segundo especialistas, o fenômeno foi lixo espacial reentrando na atmosfera, e não um asteroide como muita gente pensou.
“Tudo indica que foi a reentrada de destroços de satélite ou partes de foguetes que estavam orbitando a Terra. Quando esses materiais voltam e queimam na atmosfera, produzem um clarão muito bonito e chamativo”, explicou o especialista.
O rastro pôde ser visto também em cidades vizinhas como Eunápolis, Cabrália. Nas redes, os vídeos rapidamente viralizaram, e não faltaram teorias, teve gente achando que era um sinal do fim do mundo, outros dizendo que era disco voador.
Mas pode ficar tranquilo: não há nenhum registro oficial de asteroide passando por Porto Seguro nesta data. As agências espaciais, como a NASA e o INPE, monitoram esse tipo de evento, e até agora, nada foi confirmado como objeto perigoso.
O que parece certo é que Porto Seguro ganhou mais um daqueles momentos de "olha o céu!” que todo mundo comenta depois.
E se você viu esse clarão, já sabe, não era o fim dos tempos, era só o espaço dando um show à parte.
