Francis de Holanda é destaque nacional entre mulheres da cultura




Francis de Holanda, foi reconhecida como uma das vencedoras do Prêmio Inspirar 2025, iniciativa do Ministério da Cultura, da Neoenergia e do Instituto Baluarte, criada para homenagear mulheres que transformam suas regiões por meio da arte e da cultura.

O Prêmio Inspirar é considerado uma das principais honrarias nacionais voltadas ao reconhecimento de trajetórias femininas que promovem impacto cultural e social. A premiação destaca projetos que fortalecem identidades locais, ampliam o acesso à arte e impulsionam o desenvolvimento comunitário.

Ao ser anunciada entre as vencedoras, Francis de Holanda, celebrou o reconhecimento:

“Receber o Prêmio Inspirar 2025, reforça meu compromisso com a arte, a cultura e com todas as mulheres que constroem transformação real em suas comunidades.”

A edição de 2025 reafirma o Inspirar, como símbolo nacional de incentivo à liderança feminina que inspira, mobiliza e gera mudanças significativas em suas regiões.

Mine Bio 

Francis de Holanda, é líder cultural, produtora, gestora de projetos e uma das principais vozes do fortalecimento artístico e comunitário de Porto Seguro. Idealizadora e gestora do Instituto Descobrir, projeto que já atendeu mais de 7 mil crianças com aulas gratuitas de música nas comunidades de Porto Seguro, construiu uma trajetória marcada pela transformação social através da arte e da cultura.

É também idealizadora e diretora do Festival de Artes Praianas, iniciativa pioneira que valoriza e reconhece a arte produzida nas areias das praias de Porto Seguro, fortalecendo a visibilidade e identidade cultural dos artistas litorâneos da região.

Como produtora musical, criou e lidera o Grupo Samba Menina, formado exclusivamente por mulheres e já reconhecido pela proposta de resgate do samba, promoção do empoderamento feminino e enfrentamento ao machismo através da música.

Francis, atua ainda na preparação e projeção de artistas, levando talentos regionais ao cenário nacional, como Luísa Liberino, que recentemente participou e levou o prêmio de melhores vozes do Brasil junto ao grupo musical que hoje faz parte em São Paulo, no programa apresentado por Mion na TV GLOBO; Kézia Souza, que ganhou destaque ao se apresentar no programa do apresentador Faustão; e grupos musicais como a Band Jazz, o artista Zulai, que vem se destacando pela qualidade artística.

Em 2024, recebeu o título de Mestre do Saber pela Lei Aldir blanc, reconhecimento que celebra mestres e mestras de saberes populares, tradicionais e culturais no Brasil, consolidando ainda mais sua relevância na preservação e valorização das expressões culturais de sua região.

Em 2025, Francis de Holanda, tornou-se uma das vencedoras do Prêmio Inspirar — reconhecimento nacional concedido pelo Ministério da Cultura, pela Neoenergia e pelo Instituto Baluarte a mulheres que transformam suas regiões por meio da arte e da cultura.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال