Eunápolis é agora a 1ª cidade do Extremo Sul a contar com usina própria de asfalto






Sem empréstimos e com recursos próprios, Robério coloca Eunápolis no topo da infraestrutura regional

2026 começou com excelentes notícias em Eunápolis. O município é agora o primeiro da região a contar com uma usina própria de asfalto, autossuficiente em energia e adquirida com recursos 100% municipais durante a gestão do prefeito Robério Oliveira. O equipamento foi levado neste domingo (1º) para o espaço operacional onde será produzida a massa asfáltica do município, localizado no Distrito Industrial.

A usina representa um marco histórico para a infraestrutura urbana, garantindo mais autonomia administrativa, redução de custos e maior agilidade na pavimentação e na manutenção das vias. A previsão é que o equipamento entre em pleno funcionamento em cerca de 20 dias, após a conclusão da montagem e dos testes técnicos.

Com a usina própria, Eunápolis deixa de depender de serviços terceirizados e passa a produzir o próprio asfalto, permitindo planejamento contínuo, execução mais rápida das obras e atendimento direto às demandas da população.

“Agora vamos trabalhar com velocidade. Podemos operar dia e noite para levar dignidade a muitos bairros que encontramos com ruas em situação crítica. Com a usina própria, Eunápolis ganha autonomia e capacidade real de transformar a cidade”, afirmou o prefeito Robério Oliveira.

O prefeito também destacou a responsabilidade fiscal da iniciativa. “É uma grande alegria entregar esse equipamento ao povo eunapolitano, adquirido com recursos próprios, sem necessidade de empréstimos. O melhor é que já está totalmente quitado. Isso demonstra controle, planejamento e respeito ao dinheiro público”, completou.

No equipamento foram investidos mais de R$ 2 milhões. Para a implantação completa da usina, o município realiza um investimento estimado em cerca de R$ 10 milhões, que inclui galpões, sala de controle, oficina, administrativo, almoxarifado, tanque de armazenagem, gerador, transformador, balança de pesagem do modelo rodoviária, maquinários e demais veículos pesados e de apoio.

Um diferencial importante é que Eunápolis contará com uma das poucas usinas municipais autossuficientes em energia, com a implantação de uma usina de energia solar para abastecer toda a produção de asfalto.

Com a usina própria, Eunápolis avança para um novo patamar na gestão da infraestrutura urbana, consolidando um ciclo de investimentos estruturantes sendo a primeira cidade a ter usina asfáltica própria no Extremo Sul da Bahia.

“A gente fez muito em 2025, mesmo diante das dificuldades herdadas. Agora, em 2026, vamos com ainda mais força para levar asfalto a quem mais precisa e melhorar a qualidade de vida da nossa população. E o melhor, de forma rápida, pois como sempre digo: Eunápolis tem pressa!”, concluiu Robério Oliveira.

Ascom - Prefeitura de Eunápolis
Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال