8º Batalhão recebe Plataforma de Observação Elevada de suporte para a prevenção à criminalidade em várias áreas da cidade




A Secretaria da Segurança Publica do Estado da Bahia, através da Superintendência de Gestão Tecnológica Organizacional, encaminhou para o 8º Batalhão de Policia Militar/Porto Seguro a Plataforma de Observação Elevada (POE). Segundo o Coordenador do Centro Integrado de Comunicações (CICOM/Porto Seguro) este equipamento auxiliará o 8º Batalhão dando um maior suporte para a prevenção à criminalidade em várias áreas da cidade, através patamar elevado, de onde será possível estabelecer perímetro de observação amplo, facilitando a rápida identificação de ações criminosas e/ou perturbações, possibilitando a pronta intervenção dos agentes públicos na cena de ação. Salientando que o emprego da POE servirá como evento teste para seu retorno a Porto Seguro e região em eventos futuros.


O caminhão ficará posicionado em alguns pontos críticos e sensíveis da cidade. O equipamento possui 14 câmeras que captam imagens em 360º, para tal está embarcado na unidade um conjunto de câmeras de alto alcance na captação de imagens (filmam em 360º , com alcance de dois quilômetros e meio), térmicas (filmam em 360º, noturna, capaz de captar imagens sem a presença de luz), speed domes (filmam em 360º) e câmeras fixas; todas auxiliadas por um holofote de alto alcance, além de refletores de Led’s dispostos nas laterais para aumentar a luminosidade ao redor da Plataforma de Observação Elevada. 

O sistema de observação é instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura coberto por uma escotilha automática. Além da captação, o veículo conta com redes wi-fi e mesh (via-rádio), que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros de distância, além do envio dos dados em tempo real para o Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR, localizado na cidade de Salvador) por meio de equipamentos de tecnologia móvel, como tablets ou telefones celulares.

ASCOM/8ºBPM

, , ,