» » » » » ONG PAT ECOSMAR RECEBE A VISITA TÈCNICA DO COORDENADOR NACIONAL DO CENTRO TAMAR

João Carlos Thomé e a técnica do PAT Ecosmar durante o monitoramento das praias. 


O atual coordenador nacional do Centro Tamar/ICMBio, o oceanógrafo João Carlos Thomé, realizou nesse fim de semana uma visita técnica em Belmonte-BA.

A parceria entre o PAT Ecosmar e o Projeto TAMAR começou 18 anos atrás, quando em 1998 foi assinado o “Protocolo para a Proteção das Tartarugas Marinhas”.

O chefe do Centro TAMAR/ICMBio visitou a base do PAT ECOSMAR e participou do monitoramento de quadriciclo ao longo de 30km de praias, junto com a técnica da ONG, a veterinária Juliede Nonato Neves (foto 1).

As saídas do PAT ECOSMAR em Belmonte são diárias e tem como objetivo o monitoramento das ocorrências reprodutivas (ninhos) e não reprodutivas (encalhes) de tartarugas marinhas.
O coordenador nacional do Projeto TAMAR/ICMBio observa um rastro da tartaruga marinha enquanto dois cães passam por perto do ninho.


Durante a saída de campo foram registrados 06 ninhos de tartarugas marinhas, todos escavados pelas matrizes na noite anterior: ao longo desses anos o PAT ECOSMAR já registrou em Belmonte desovas de todas as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

A maior ameaça aos ninhos dos quelônios marinhos em Belmonte é representada pela predação por cães (veja foto 2): por isso a ONG PAT ECOSMAR pede que os donos não deixem os animais soltos nas praias no período da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que vai de setembro até abril.



«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar Esta Notícia

Comentários com palavras de baixo Calão ou que ofenda a moral de alguêm não serão liberados.