div>

GOVERNADOR GARANTE METAS PARA DUPLICAÇÃO DA VERACEL





Recebidos no dia de hoje pelo Governador da Bahia Rui Costa, em audiência solicitada pelo Senador Otto Alencar e pelo Deputado Robério Oliveira, e acompanhados ainda do Secretário de Indústria e Comércio do Estado da Bahia – Jorge Hereda, a Diretoria da VERACEL pode ouvir do Governador que o Estado da Bahia cumprirá sua obrigação institucional, garantindo a empresa e aos produtores florestais o apoio necessário para o cumprimento de todas as metas acordadas com o estado afim de garantir a plenitude das atividades da empresa, seja na atividade florestal seja na atividade industrial.



Essa garantia é tida como fundamental para viabilizar o projeto de duplicação da fábrica de celulose da VERACEL, que será um dos maiores investimentos privados a se realizar no Estado e que traduzirá em geração de elevada arrecadação de impostos e geração de milhares de empregos diretos e indiretos para toda a região.

A VERACEL é uma das maiores produtoras de celulose da América Latina e apesar de já deter o licenciamento ambiental para a duplicação, o investimento vem sendo adiado por conta de pontuais litígios fundiários envolvendo terras da empresa e de outros produtores florestais associados. A empresa destinou 16.456 hectares para pactuação com estes movimentos sociais e que hoje são ocupados por mais de 1.000 famílias mediante acordo celebrado em 2012 e que vem sendo cumprido entre as partes. Salientaram que as novas invasões referem-se a grupos oriundos de outras regiões do estado que tentam pressionar a empresa a ceder novas terras.

Quanto a esta questão o Governador assegurou que o estado cumprirá seu papel constitucional, viabilizando a atuação das forças públicas em apoio a cumprimento de decisões judiciais. Prometeu também cobrar do INCRA a agilização da regularização da documentação do acordo já celebrado dando garantia jurídica a todos os envolvidos.

Com a intervenção do Governador da Bahia espera-se cessar tais focos de invasão e garantir esse investimento tão esperado e cobrado em todo o sul do estado, colocando a Bahia na liderança nacional da produção de celulose.
Tecnologia do Blogger.