div>

Primeiro indígena a conduzir Tocha Olímpica vestido a caráter é de Porto Seguro


A comunidade indígena Pataxó de Porto Seguro foi agraciada, por conta de sua história e cultura no Brasil, pelo Comitê Rio 2016, com o convite para um indígena pataxó ser o primeiro na história da condução do revezamento da Tocha Olímpica a carregá-la estando totalmente caracterizado conforme sua etnia.



O indígena Raoni (Pataxó) Siqueira será o primeiro condutor da Tocha Olímpica em Porto Seguro, que partirá do Marco do Descobrimento, após apresentação cultural e celebração indígena.

Raoni exerce atualmente o cargo de vice-cacique da Aldeia Barra Velha; atleta e treinador em modalidades esportivas indígenas, como arremesso de lança - sendo neste esporte, campeão mundial - membro do Conselho Nacional de Cultura dos Povos Indígenas e universitário do curso superior de Licenciatura Intercultural Indígena, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

“Estamos sendo reconhecidos e valorizados pela nossa história neste país, demonstrando que a nação brasileira e a comunidade indígena são inseparáveis”, frisa Pataxó, manifestando sua honra em representar seus irmão nesta grande festa olímpica, em que poderá apresentar ao mundo a riqueza da cultura de sua etnia.

Gabinete da Prefeita

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.