div>

Prefeitura esclarece dúvidas sobre obras na Travessia das Balsas


As principais dúvidas sobre as obras de requalificação da Travessia das Balsas de Porto Seguro, que já estão em fase de execução, foram esclarecidas pelo secretário de Obras da prefeitura, Marlus Brasileiro, durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizada dia 26/10, no Ceame. Conforme o secretário, o projeto, que será implementado de ambos os lados da travessia, é resultado de um TAC (Termo de Acordo e Compromisso), firmado entre o Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, OAB, Observatório Social e as empresas Rionave e Rio Buranhém, responsáveis pelo serviço há mais de 25 anos.



Marlus Brasileiro explicou que as empresas irão investir R$ 8 milhões na infraestrutura e modernização de todo o sistema de embarque e desembarque de veículos e de passageiros, apontado como o grande gargalho para a melhoria dos serviços. O secretário aproveitou para elucidar os boatos de que a praça Pedro Leite, ao lado da Cia do Mar, seria eliminada. Segundo ele, a praça será toda revitalizada, com a instalação de bancos, paisagismo e iluminação. Sobre a construção de um posto de gasolina no local, Marlus esclareceu que “na verdade será instalada uma única bomba de combustível subterrânea, com revestimento especial e sensor de vazamento, tudo dentro das mais rígidas normas de segurança”.

Valorização da paisagem

De acordo com o secretário, as obras incluem ainda intervenções de ambos os lados, com a desapropriação de imóveis; ampliação das pistas de acesso; instalação de catracas eletrônicas com cartões recarregáveis; banheiros masculinos e femininos; novas bilheterias, assentos e coberturas, terminal de passageiros; estacionamento de ônibus, vans e taxis; mirante, faixa exclusiva para o transporte público, bicicletário e estaleiro no lado Sul, onde o projeto final ainda depende da aprovação do IPHAN.

Pelo TAC, as empresas ficam responsáveis ainda pela pavimentação asfáltica da Estrada do Arraial, até a ladeira do Arraial, enquanto a recuperação dos passeios, em todo o trajeto, ficará a cargo da prefeitura. Pelo cronograma, as obras deverão ser concluídas até 20 de dezembro, do lado de Porto Seguro e até julho de 2017, no Arraial d´Ajuda. “Com essas obras, os serviços serão humanizados e toda aquela paisagem, que já é bastante privilegiada, será muito valorizada. E a cidade irá ganhar um projeto moderno e bem estruturado, sem um centavo de investimento de recursos públicos”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia.


Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.