Fotógrafo Marcelo Aniello lança livro fotografia inspirado nas cores de Trancoso



Obra contará com exposição gratuita aberta ao público e intervenção de artistas plásticos e grafiteiros

São Paulo/Bahia, dezembro de 2016. O famoso “Quadrado” do “pequeno e grande” vilarejo de Trancoso, em Porto Seguro, BA, agora está eternizado pelas lentes do fotógrafo Marcelo Aniello que lança o livro fotográfico “Cores de Trancoso – Um olhar fotográfico e artístico da cidade”, com noite de autógrafos no dia 28 de dezembro de 2016 e, na semana seguinte, na exposição “Cores de Trancoso”, de 02 a 10 de janeiro de 2017, ambos em Trancoso.


Com mais de 30 anos de profissão, diversos prêmios nacionais e internacionais e trabalhos que marcaram sua carreira, como o registro fotográfico das obras dos arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha que escolheram Marcelo Aniello para memorizar seus trabalhos, o fotógrafo registrou espaços arquitetônicos mundo afora. E foi de prédios cinzas, arranha-céus imponentes, ambientes corporativos, emaranhados de ferro em meio à poluição das megalópoles que o fotógrafo se encantou com as cores da vila de Trancoso.

Marcelo explica que a mistura étnica e cultural do Brasil influencia fortemente a produção artística nacional e que, em Trancoso, não foi diferente, já que a vila abriga um mosaico de manifestações coloridas das mais diversas formas.

Para Aniello, as cores tiveram papel fundamental em seu processo criativo. “As cores talvez sejam as melhores ajudantes na criação desse projeto. As cores na fotografia são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia. Eu convido a todos para que tenham a oportunidade de contemplar este arco-íris do paraíso que é Trancoso”, fala o fotógrafo.

O livro fotográfico contém mais de 150 fotos exclusivas distribuías em 144 páginas e os textos estão em português, inglês e francês. O trabalho levou cerca de dois anos desde a concepção da ideia até a chegada do livro para impressão na gráfica.

Além da noite de autógrafos, o livro será levado para a exposição “Cores de Trancoso”, com 17 fotos em painéis tamanho 120x180 cm, em papel algodão, para visitação aberta ao público. O evento acontecerá em um período de férias e, com isso, é esperado um público numeroso e qualificado que terá a oportunidade de enxergar Trancoso sob o olhar de um fotógrafo profissional.

Uma das marcas do trabalho de Aniello são as intervenções artísticas feitas em suas fotos e que são realizadas em parceria com pintores e artistas plásticos ou grafiteiros. As intervenções são livres e têm como proposta a união de diferentes artes. Na exposição em Trancoso as obras passarão por intervenções realizadas por artistas plásticos e grafiteiros.

“Posso dizer que essa exposição é fruto de um grande caso de amor com esse vilarejo tão desejado e admirado por mim e por todos que aqui passam. De todos os locais que já fotografei pelo mundo, não conheço lugar que represente e enalteça tanto a nossa brasilidade e diversidade colorida”, conta Marcelo Aniello.

UM POUCO DE TRANCOSO – Uma vila muito tranquila, charmosa, de beleza ímpar. Localizada ao sul da Bahia, em Porto Seguro, foi fundada no início da colonização portuguesa e colonizada pelos jesuítas. Atualmente possui aproximadamente 11 mil habitantes e não são raros os períodos de férias em que recebe mais turistas do que o número de sua população. Famosa pelo seu “Quadrado”, um amplo espaço no centro do vilarejo, emoldurado por casinhas coloridas, por uma igreja e pela natureza em seu entorno. É um dos principais pontos turísticos do País e recebe visitantes de todo o mundo. As praias nas adjacências compõem um clima gostoso e uma paisagem de capa de revista!

TRANCOSO PELAS LENTES DE MARCELO ANIELLO – Um dos mais icônicos fotógrafos de arquitetura do Brasil, Marcelo Aniello já teve suas fotos publicadas internacionalmente em revistas como as renomadas Architectural Digest, Metropolitan Home, Architectural Record, Modern Luxury Magazine, Vogue Maison, entre outras. Marcas exclusivas, além de referências únicas no ramo de arquitetura, como os arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha escolheram Marcelo Aniello para memorizar suas obras. Seu portfólio conta com marcas e empresas de prestígio, como: ArcelorMittal, Artefacto, Florense, Ornare, Saint-Gobain, Pilkington e outras.

Em 1986, quando morava em Nova York, descobriu exatamente a maneira de realizar todo o seu natural e inquieto anseio artístico: fotografar prédios e formas arquiteturais em todo o mundo, paixão que persiste até hoje.

Em 30 anos de carreira, Aniello foi contemplado com importantes prêmios nacionais e internacionais, dentre eles: Foto Cine Clube Bandeirante, Lisboa Ideia e o prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB. Além disso, expos em diversas edições da Bienal de São Paulo, no Art Basel, em Miami e em outras exposições pelo Brasil e pelo mundo. Mais sobre o trabalho de Marcelo Aniello: www.marceloaniello.com.br.
 
Sobre o projeto “Cores de Trancoso”: 
www.coresdetrancoso.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Noite de autógrafos livro “Cores de Trancoso” com o fotógrafo Marcelo Aniello
Data: 28 de dezembro de 2016 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Nobel
Endereço: Shopping Mandacaru – Rua Carlos Alberto Parracho, 100 – 6 – Trancoso - Porto Seguro - BA
Entrada: franca
Outras informações: www.coresdetrancoso.com.br – contato@coresdetrancoso.com.br. Trancoso: (73) 9 9131-6111 ou São Paulo: (11) 9 9373-0278

Exposição “Cores de Trancoso”
Data: de 02 a 10 de janeiro de 2017
Horário: 18h às 23h
Local: Anexo Cacau
Endereço: Praça São João Batista, 96 - Quadrado Histórico Trancoso – Porto Seguro - BA
Entrada: franca
Outras informações: www.coresdetrancoso.com.br – contato@coresdetrancoso.com.br. Trancoso: (73) 9 9131-6111 ou São Paulo: (11) 9 9373-0278

FICHA TÉCNICA

Nome do livro: Cores de Trancoso
Subtítulo: Um olhar fotográfico e artístico da cidade
Autor: Marcelo Aniello
N° de páginas: 144
Edição: 
Tipo de capa: Capa dura
Formato: 22x29 cm
Editora: Livros LAA
Ano: 2016
Assunto: Fotografia
Idioma: Português, Inglês e Francês
ISBN: 978-85-93358-01-2
Valor: R$ 149,00
Onde comprar: www.coresdetrancoso.com.br/home/onde-comprar/
Imagem da capa: Crédito de Marcelo Aniello

Tecnologia do Blogger.