Indígenas têm nova representante em Porto Seguro


Luzia Pataxó é a nova titular da Superintendência de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Porto Seguro. A novidade foi anunciada durante reunião dia 20/02, no Ceame, com a presença do prefeito Beto Nascimento; do secretário de governo, Miguel Ballejo e de representantes das 20 aldeias indígenas do município. Luzia fez uma retrospectiva do seu trabalho em prol das questões indígenas. “Estou envolvida na defesa dessa causas há 13 anos e posso dizer que conheço um pouco dessa realidade indígena na região”, afirmou.


Os pataxó agradeceram ao convite do prefeito Beto para o encontro e entoaram uma oração na língua Patxohã, atraindo boas vibrações para a nova caminhada que se inicia. Durante a reunião, as lideranças apresentaram as principais necessidades de suas aldeias. Participaram ainda o vereador e cacique Renivaldo; os presidentes do Conselho de Caciques do Sul e Extremo Sul, cacique Alfredo e cacica Das Dores, além de representantes de setores da Prefeitura ligados às questões indígenas.


Beto lembrou que pela primeira vez a comunidade indígena foi convidada a apresentar um nome para conduzir a superintendência. Ele aproveitou para agradecer o empenho do ex-superintendente Juari, nos anos anteriores e falou da importância da representatividade do cacique Renivaldo na Câmara Municipal. “Tenho certeza que Luzia terá o mesmo empenho que ela sempre teve. Queremos conhecer as necessidades de vocês. É muito importante esse elo de ligação com as aldeias”, salientou, lembrando que o crescimento do número de aldeias e as distâncias da sede aumentam também os desafios. 


O prefeito mencionou ainda as dificuldades políticas e econômicas que o país e o município enfrentam. “Temos que matar vários leões por dia. Às vezes faltam recursos orçamentários, humanos, mas com dedicação, empenho e diálogo conseguiremos avançar. Precisamos de vocês para prosseguir nesse grande caminho pelo fortalecimento de Porto Seguro”, assinalou. Após o encontro, as diversas demandas de cada comunidade serão encaminhadas para os diversos setores da Prefeitura.


Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534