div>

Colégio lança livro que retrata encantos e lutas do povo Pataxó



Livro construído por estudantes e professores Pataxó da Escola Estadual indígena Kijetxawê Zabelê, com mediação do Coletivo Sociedade da Prensa, será lançado na Aldeia Kaí, em Cumuruxatiba, distrito de Prado, no Extremo Sul da Bahia. O lançamento acontece na próxima terça feira 12, às 14h, na sede da escola, e contará com uma roda de conversa sobre o processo criativo de construção do livro Kijetxawê Zabelê.

A publicação é destinada a escolas indígenas e não indígenas de todo o país, com a intenção de fortalecer a comunidade escolar da Zabelê e a história dos Pataxó de Cumuruxatiba. O projeto teve apoio institucional da UFSB, funcionando como um projeto de extensão, sob a coordenação das professoras Laura Castro de Araújo e Cinara Araujo do campus Sosígenes Costa.

Composto por três partes: narrativas de resistência e retomada da comunidade Pataxó da Aldeia Kaí; atividades que podem ser realizadas em sala de aula e uma história infantil criada a partir de oficinas e conversas na escola, o livro está disponível na versão impressa e digital, gratuitamente, pelo linkwww.edicoeszabele.com.br.

Nele, é possível agarrar-se à cauda da “cobra do tempo” encaminhar pelo percurso de luta e resistência do povo indígena da região. Ou se deixar seduzir pelas histórias dos encantados, delicadamente construídas e desenhada pelas crianças da aldeia. No livro das ervas, o convite é para adentrar nos saberes indígenas de cura por meio das folhas sagradas.

Fonte: sigaanoticia
Tecnologia do Blogger.