div>

7ª Edição do Porto Seguro Rosa contará com carreta móvel




A Prefeitura de Porto Seguro, em ação conjunta com o Governo do Estado da Bahia, trazem à Terra Mãe do Brasil a carreta de rastreamento para detecção preventiva do câncer de mama. A unidade móvel objetiva ampliar, ainda mais, o importante trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que contabiliza mais de 22 mil exames de mamografias nas contínuas ações de combate ao câncer de mama.

Cronograma especial


Nos dias 28 e 29 de setembro, a carreta móvel ficará instalada em Vera Cruz. Nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro, as mulheres residentes no distrito de Trancoso poderão realizar exames de mamografia. De 6 a 17 de outubro, a unidade ficará instalada na Passarela do Descobrimento, funcionando das 7h às 18h.

Público-alvo
A carreta móvel fornecerá mamografia para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, em concordância as diretrizes preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que aponta o elevado índice do câncer de mama neste público alvo. Para participar, basta apresentar cartão SUS, RG e comprovante de residência.

Capacidade Técnica

De acordo com a diretora do programa municipal de planejamento reprodutivo e SISCAN, Vanessa Trevisol, a unidade móvel possui capacidade técnica instalada para realizar 150 exames por dia, equipada por dois mamógrafos, composta pela atuação profissional de saúde multidisciplinar, que visa realizar rastreamento de novos casos de câncer de mama na fase inicial, a fim de viabilizar o diagnóstico precoce, bem como o tratamento oportuno.

Abertura Oficial do Porto Seguro Rosa

A Prefeita Cláudia Oliveira reforça a importância da carreta móvel, o apoio do governo estadual e convida a toda sociedade para abertura oficial da 7º edição do Porto Seguro Rosa, que acontecerá no dia 01/10, na Câmara de Vereadores, às 14h.


"É com grande alegria e responsabilidade que continuamos, junto ao governo do estado da Bahia, priorizando a saúde em Porto Seguro, intensificando o acesso aos exames de mamografia, no intuito rastrear o câncer de mama, proporcionando tratamento e assistência para todas as mulheres diagnosticadas por essa doença. Estendo aqui a todos o convite para estarem conosco na abertura oficial da campanha, a ser realizada no dia 02 de outubro, na Câmara de Vereadores, para fortalecer a mobilização em prol da vida", enfatiza.

Secretaria de Saúde
Prefeitura de Porto Seguro
 
Tecnologia do Blogger.