> Recuperação da Ponta Grande melhora trânsito e evita acidentes na BR 367 | OBAIANAO

 


Recuperação da Ponta Grande melhora trânsito e evita acidentes na BR 367



Os moradores e turistas que estiverem aproveitando a próxima temporada na Costa do Descobrimento terão muito mais facilidade e segurança para transitar pela BR367 no trecho entre Porto Seguro e Cabrália, após as obras de recuperação da Ponta Grande, que estão a pleno vapor. Realizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com o objetivo de corrigir o grave problema da erosão provocada pelas águas do mar, a intervenção atende a um pleito encaminhado pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Assuntos Indígenas.

"Essa obra está sendo reivindicada há muito tempo, e a pedido da prefeita Cláudia Oliveira, durante a posse da nossa irmã Luzia Pataxó na Coordenação Distrital de Saúde Indígena da Bahia, em Brasília, entregamos um ofício nas mãos do presidente Bolsonaro tratando desse assunto", conta o secretário de Assuntos Indígenas, Zeca Pataxó. Segundo o secretário, o ofício foi encaminhado para o DNIT e há três semanas, a assessoria do órgão informou à Prefeitura que as máquinas já estariam chegando.
Zeca Pataxó, que foi a Brasília acompanhado do vereador e Cacique Renivaldo, lembra que a erosão já havia destruído grandes trechos da estrada, que é federal, provocando inclusive, vários acidentes. "O fluxo de veículos naquele trecho é muito grande, e além de turistas e moradores, essa obra vai beneficiar diretamente as aldeias próximas, como Reserva da Jaqueira, Novos Guerreiros, Mirapé e Coroa Vermelha", enfatiza.

Outra reivindicação da Prefeitura, através da Secretaria de Assuntos Indígenas, que está sendo atendida, é o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, que prevê a inserção da pessoa idosa no mundo digital, além da área da educação financeira, dos direitos, da saúde e da mobilidade física. Segundo o secretário, já estão chegando na Aldeia de Barra Velha os primeiros computadores para implantação do programa, que em parceria com a Prefeitura irá atender inicialmente cerca de 100 idosos.

"Essa ação irá fazer uma grande diferença na vida dos idosos, que não precisarão mais ficar dependendo de ajuda para utilizar os caixas eletrônicos dos bancos, além de terem acesso a outras facilidades do mundo digital", comemora Zeca Pataxó.


Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534