div>

Ameaçada de extinção, tartaruga marinha de 70 kg é resgatada em Porto Seguro


Uma tartaruga marinha com cerca de 70 kg foi resgatada em Porto Seguro, cidade no sul da Bahia, segundo a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA). O animal é da espécie Caretta caretta, que está ameaçada de extinção.


O resgate aconteceu na manhã de quarta-feira (8), depois que moradores informaram a localização do animal, na Rua da Tarifa. A equipe de fiscalização que fez o resgate verificou indicativos de que havia um anzol de pesca preso ao trato digestivo da tartaruga.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), se responsabilizou pelo transporte da tartaruga até o Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú, onde há uma equipe capacitada no atendimento a tartarugas marinhas.


A CIPPA ressalta que as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção, de acordo com os critérios das listas brasileira e mundial de espécies ameaçadas. Quatro delas estão mais expostas à ação do homem e de predadores, porque realizam a desova na costa, entre elas a cabeçuda ou mestiça (Caretta caretta).

O órgão ambiental disse ainda que, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas: a pesca incidental ao longo de toda a costa, com redes de espera e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.

Além disso, outras ações humanas também ameaçam, como a foto poluição; o trânsito de veículos nas praias de desova; a destruição do habitat para desova pela ocupação desordenada do litoral; a poluição dos oceanos e o aquecimento global.

Por G1
Tecnologia do Blogger.