div>

Presidente da Embratur participa de evento em Porto Seguro e busca soluções para que ocupação dos hotéis seja acima de 50%



O setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, recebeu um reforço de peso em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na noite dessa segunda-feira, 19, para a retomada das atividades com o evento “Soluções para a retomada do turismo em Porto Seguro” e a vinda do Presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Sr. Gilson Machado. O encontro promovido pelo deputado estadual e candidato a prefeito de Porto Seguro Jânio Natal e o candidato a vice Paulinho Toa Toa, foi realizado no Hotel Solar do Imperador, apenas dois meses depois de trazerem o Ministro do Turismo à “Terra mãe do Brasil”. “Eu estou aqui para buscar alternativas e soluções para que os mais de 60 mil leitos de hotel não fiquem apenas com 50% de ocupação, que é o que acontece aqui hoje,” disse o presidente da Embratur. Gilson Machado criticou a burocracia histórica que os empresários enfrentam no Brasil e destacou que o governo federal está lutando para simplificar o sistema do turismo, como nos setores náutico e hoteleiro; e ressaltou a falta de uma marina descente em Porto Seguro para receber grandes navios de cruzeiros, prometeu que o novo aeroporto internacional do município irá sair do papel. 


O evento teve a chancela da “Aliança do Bem” e contou com as presenças, além dos candidatos da coligação e do presidente da Embratur e estrela do evento, Gilson Machado, do Deputado Federal João Bacelar (o Jonga), da Deputada Estadual Talita Oliveira, da médica Dra. Raissa Soares, do prefeito de Belmonte Janival Borges, do presidente do PSL local Eriosvaldo Renovatto, do vereador Hélio Navegantes, do presidente e vice-presidente da ABIH local, Oliver Abade e Wilson Spangnol, diversos candidatos a vereadores, de empresários do trade, dentre outras personalidades.

Em formato de painel de debates, o encontro abordou temas como o apoio federal à retomada do turismo em Porto Seguro e soluções para promover o destino internacionalmente, o terceiro mais procurado no país. Logo na abertura do evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos mortos vitimados pela COVID-19 no município.



 Em pronunciamento, o candidato a vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, lembrou que “não podemos escolher o lugar onde nascemos, mas podemos escolher o lugar onde passaremos o resto de nossas vidas”. O candidato ressaltou o espírito guerreiro do povo portossegurense e elogiou a iniciativa do evento, determinante para a retomada do turismo no município. Em seguida, Jânio Natal ressaltou a importância da malha aérea para retomar os voos internacionais no município. “É preciso trazer o europeu pra nossa cidade, a situação do câmbio hoje, com a alta do dólar e do euro, favorece este esforço”, disse o candidato a prefeito.

Num pronunciamento mais extenso, o deputado Federal Jonga Bacelar, destacou a importância do turismo para o Brasil, a região e, especialmente, Porto Seguro, onde a atividade funciona como uma mola-mestra da economia. “Queremos anunciar a retomada de um turismo sustentável, ordenado e seguro, que garanta as condições sanitárias adequadas para sua prática. Porto Seguro e região têm um potencial turístico fantástico. Por aqui passam desde ônibus de excursões comuns, como jatinhos aéreos vindos diretamente do exterior. É uma diversificação turística fenomenal”, pontuou Jonga. Que encerrou sua fala anunciando a obra de duplicação da BR-367, no trecho que liga a rodoviária da cidade até o município de Cabrália. “Essa obra, cujo projeto é de Jânio Natal, já é fruto da visita do Ministro do Turismo à nossa cidade e anunciou que serão R$ 102 milhões de investimentos com fundo já definido e autorizado”, relatou o deputado federal.

Na ocasião, Jânio Natal e Paulinho Toa Toa apresentaram vídeos em animação 3D, em primeira mão, de alguns dos seus projetos contidos no Plano de Governo, como a construção de uma nova marina, moderna e ecologicamente viável, construção de um teleférico que ligará a cidade baixa ao Centro Histórico, a revitalização dos corredores culturais e turísticos da cidade e a valorização e promoção do turismo nas aldeias indígenas. “Presidente (Gilson), é esse presente que a gente quer! Aqui foi onde nasceu o Brasil, aqui que tem que nascer a marina. Construa a marina aqui que a gente precisa”, pediu Jânio ao Presidente da Embratur.

Por fim, o presidente da Embratur, concordou com as exposições do Deputado Jonga Bacelar e acrescentou: “O Brasil é o único país no mundo a possuir seis biomas e poder explorá-los turisticamente o ano todo. Não temos terremotos, maremotos ou furacões que possam ameaçar nosso turismo. Precisamos inserir o turismo brasileiro no PIB (Produto Interno Bruto) como no agronegócio. O que falta é vontade política; sair do papel”. Apresentando dados muito positivos, Gilson Machado destacou que os brasileiros moram onde o mundo quer passar as férias. “Nós estamos com um prognóstico excelente da organização mundial do turismo: eles querem abrir um escritório da OMT no Brasil, porque sabem do potencial que nosso país tem. Segundo o Google, hoje, de cada 100 buscas por turismo no mundo, 54 são pelo turismo de natureza. Nenhum país se compara ao nosso quando se fala em recursos naturais. Hoje, o Brasil é o sonho de consumo dos turistas de outros países”, concluiu o presidente da Embratur.

Após o bate-papo e resposta a algumas perguntas, Gilson Machado deu uma “canja” surpresa, com uma apresentação com sanfona e músicas do legítimo forró nordestino.

Por Fernanda Rodrigues

Fotos: ASCOM Jânio Natal

Tecnologia do Blogger.