div>

Incêndio é controlado em reserva indígena



O incêndio que atingiu a reserva indígena de Aldeia Velha, no distrito de Arraial D’ajuda, em Porto Seguro, região sul da Bahia, foi controlado nesta segunda-feira (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros. Não há registro de feridos.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes estão atuando em dois pontos distintos no terreno. Os bombeiros fazem o trabalho de rescaldo, para eliminar as turfas existentes no local e realizar a escavação de valas para impedir o avanço do incêndio subterrâneo.


Segundo informações da brigada de incêndio Pataxó, o fogo teria começado no dia 4 de março, em uma área da reserva indígena onde moram cerca de 350 famílias. Apesar do risco, as casas ficam longe da área atingida pelo fogo.

Na quarta-feira (10) da semana passada, duas aeronaves do Programa Bahia Sem Fogo foram encaminhadas para auxiliar no combate ao incêndio.

De acordo com a SSP-BA, 40 bombeiros dos Grupamentos de Bombeiro Militar de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e oito policiais do Grupamento Aéreo (Graer) da PM trabalham para combater as chamas.

Cinco pick-ups foram usadas para transportar os equipamentos utilizados pelas equipes, além de sete viaturas, uma unidade de resgate e uma auto bomba tanque florestal até onde é possível tráfego de automóveis.

Até sexta-feira (12), a SSP-BA informou que 200 hectares de mata tinham sido destruídos pelo fogo, em uma área total de 2.100 hectares. Ainda não há informações sobre o que ocasionou as chamas.

Por G1
Tecnologia do Blogger.