div>

Série B 2022 bate recorde de campeões da primeira divisão





Em 2022, a Série B do Campeonato Brasileiro bateu o recorde do maior número de títulos da Série A conquistados por seus participantes. Foram 14 títulos brasileiros, distribuídos em 6 times, sendo eles: Grêmio, Vasco da Gama, Guarani, Cruzeiro, Sport e Bahia.

Até então, a edição com o maior número de títulos tinha sido a do ano de 2003, com 13 títulos somados. Entretanto, esse número era dividido em somente 3 clubes, Palmeiras com 10 títulos, Botafogo com 2, Sport com 1. Além disso, na época Verdão e Fogão tinham menos taças, depois a CBF reconheceu conquistas antigas e eles ampliaram a galeria.

A edição de 2021 teve 12 títulos brasileiros, contudo, esse número era dividido em mais equipes. Assim sendo, a Série B 2021 teve 5 campeões nacionais da Série A: Botafogo com 2 títulos, Cruzeiro com 4, Coritiba com 1, Guarani também com 1 e Vasco com 4.

O futebol brasileiro vem passando por uma transformação nos últimos anos e isso faz com que clubes pequenos tenham maiores investimentos. Dessa forma, quando os times tidos como grandes não conseguem investir alta e falta elenco, é muito mais fácil cair, comparado há alguns anos.
Como chegamos a tantos títulos brasileiros na Série B nacional?

Uma grande pergunta surge quando pensamos em ter 14 títulos nacionais, com 6 times campeões na Série B: como isso aconteceu? Esse movimento não aconteceu de uma hora para outra, isso já vem se desenhando há algum tempo.

Quando o Cruzeiro caiu para a Série B em 2019, já deixou a competição com mais quatro taças e um campeão. Além disso, naquele mesmo ano o Guarani também estava na Série B, sendo mais um campeão e com mais um taça, somando assim, 5 títulos e dois campeões.

Já no ano de 2021, o número de títulos subiu para 12, ou seja, um salto de 7 taças. Sendo que, teve 3 campeões brasileiros chegando na segunda divisão, que foram eles, Botafogo, Coritiba e Vasco. Somando a isso, Cruzeiro e Guarani não subiram, deixando 5 taças na série B.

Agora, no ano de 2022, com os acessos de Botafogo e Coritiba, a Série B perdeu 2 campeões, que tinham 3 títulos. Entretanto, recebeu Sport, Bahia e Grêmio, 3 campeões que somam 5 títulos, chegando ao número de 14 títulos e 6 campeões na mesma série B.
Qual o principal motivo para os grandes caírem para Série B?

Por fim, o principal motivo para os grandes times do futebol brasileiro estar caindo com frequência para Série B são os problemas financeiros. Isso, pois, pegando o Cruzeiro como exemplo, o time tinha acabado de ser bicampeão da Copa do Brasil e por problemas financeiros se desfez e caiu em 2019.

Além disso, Vasco e Grêmio também se destacam no mesmo quesito, com investimentos mal feitos e muito dinheiro erroneamente gasto. Sendo que, esses problemas financeiros também se devem ao fato das suas falhas gestões, que apresentaram muitos problemas nos anos das quedas.

Tecnologia do Blogger.