Moradores de Trancoso, fecharam a estrada na tarde desta quinta-feira, 08/01/2026, na altura de Sapirara, em protesto contra os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica.
Em Arraial d’Ajuda também foram registrados protestos na pista pelo mesmo motivo, na altura do Rondinelli (segundo vídeo).
Segundo relatos, diversas comunidades da região estão sem energia desde a última segunda-feira, e, quando o serviço é restabelecido, há frequentes oscilações, com quedas sucessivas ao longo do dia.
A manifestação tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da concessionária responsável para a situação, que vem causando transtornos à população, afetando residências, comércios e serviços essenciais.
Autoridades já estão mobilizadas para negociar a liberação da pista. A Coelba ainda não se pronunciou oficialmente.
A Neoenergia Coelba informa que, desde o dia 4 de janeiro, vem atuando diariamente na região de Trancoso para atender ocorrências provocadas por ligações irregulares de energia na região. Na última quinta-feira (8), a distribuidora identificou uma rede elétrica ilegal, com cabos, postes e transformadores clandestinos, que estava sobrecarregando o sistema. Os profissionais removeram a irregularidade e normalizaram o fornecimento no início da noite para os clientes legais que foram afetados. Nesta sexta-feira (9), a Neoenergia Coelba está com uma força-tarefa na região para combater as ligações clandestinas e realizar manutenções preventivas. A distribuidora reforça que o furto de energia é crime, pode provocar graves acidentes com a população e afeta o fornecimento de energia. Para denúncias, acione a concessionária através do teleatendimento 116.
Por Portoseguronoticias

