div>

Presidente descarta taxar compra por meio de apps como Shopee e Aliexpress

Confira aqui as novidades sobre a cobrança de taxas por meio de apps estrangeiros e qual foi a decisão tomada por Bolsonaro sobre a criação de novos impostos.


No último sábado dia 21, o presidente Jair Messias Bolsonaro afirmou que não irá assinar nenhuma MP para taxar compras em alguns aplicativos do exterior como Shopee, Shein, AliExpress, entre outros. Confira todos os detalhes a seguir e como isso vai afetar as compras!
Por que o presidente teve essa decisão?

Paulo Guedes o ministro da economia, afirma que estes aplicativos estão repletos de fraudes, e que deverá ser criado algum tipo de imposto para estas compras online como uma forma de “balancear o jogo”.

Bolsonaro em suas redes sociais, afirmou e que nestes aplicativos realmente existe algum tipo de irregularidade, mas que a mesma deve ser combatida através da fiscalização, e não sobre a cobrança de novos impostos.
O que é o Digitax?

O Digitax é nada mais do que o imposto digital que Paulo Guedes tem a intenção de criar e que aposta firmemente como uma forma de solucionar essa questão, em busca de deixar esse “jogo” mais igualado.

O ministro da economia afirma que diversos países estão elevando fortemente seus impostos, e que o Brasil precisa seguir essa ideia para poder trabalhar de uma forma nivelada.

Guedes também comenta que este imposto é necessário para diminuir o surgimento de um “Camelô digital” que a internet está criando, onde as empresas chinesas vendem seus produtos através dos e-commerces para não pagarem os impostos em seu país.
Como isso afeta as compras online?

Os e-commerces de outros países como a Shopee e Shein, apresentam um grande número de vendas em todo o país, representando uma boa parte dos lucros através das compras online.

Com o surgimento de novos impostos para estas lojas online, a tendencia é que o preço de seus produtos acabe subindo, fazendo com que percam o seu principal atrativo que é o baixo custo.

Lojas como estas são muito utilizadas por todos os consumidores, de forma que ofereçam várias promoções, descontos e ofertas que tornam os produtos muito mais baratos, assim como os Cupons da Shopee.

No entanto, as lojas também são um grande sinônimo para a pirataria, onde podemos encontrar vários produtos falsificados, replicados, ou com defeitos, o que realmente não é um ponto positivo, mas que assim como Bolsonaro comenta, esta é uma situação que pode ser resolvida com uma boa fiscalização.
Como funcionaria esse imposto?

O Digitax que Guedes pretende criar, teria a proposta de gerar um imposto sobre qualquer tipo de transação digital, seja através dos e-commerces, criptomoedas, pagamentos online, etc.

A alegação de Guedes é que as empresas podem utilizar destas criptomoedas para não gerar nenhum tipo de rastro, afirmando que estamos em uma constante evolução digital, mas que ainda nenhum e-commerce utiliza destas criptomoedas como um forma de pagamento.

O que você achou de entender mais sobre esse tema? Comente aqui embaixo caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida e aproveite para comprar sem impostos.




Tecnologia do Blogger.